HOME > O COLÉGIO > HISTORIAL
HISTORIAL
Historial O Colégio Bernardette Romeira é um estabelecimento de ensino privado internacional da tipologia escolar escola básica integrada do 1º, 2º e 3º Ciclos com Jardim de Infância, funcionando em instalações construídas para o efeito e as quais cumprem todas as exigências programáticas, construtivas e técnicas da tipologia a servir, de acordo com a legislação em vigor.

A estrutura curricular e pedagógica está de acordo com as orientações emanadas pelo Ministério da Educação e do Projecto Educativo em vigor, funcionando em regime de paralelismo pedagógico, tutelado pelo Ministério da Educação.

O Colégio Bernardette Romeira é uma escola candidata* ao International Baccalaureate (IB) Primary Years Programme, com equivalência aos planos de estudos do Jardim de Infância e 1º Ciclo no Sistema Educativo Português. Esta escola está em processo de autorização para ser uma Escola Internacional IB, constituindo assim o início do projeto de Internacionalização do CBR.

As escolas IB partilham de uma filosofia comum - um compromisso em melhorar o ensino e a aprendizagem, numa comunidade inclusiva e diversificada de alunos, através de programas de educação internacionais, desafiantes e de alta qualidade que partilham uma forte e convincente visão.

**Os programas, estudos e diplomas dos cursos certificados pela International Baccalaureate Organization (IBO) são reconhecidos pelo Ministério da Educação, de acordo com a Portaria n.º 433/2005, de 19 de abril, sendo reconhecida a equivalência entre programas e estudos/ cursos do international baccalaureate (IB) de matriz portuguesa e o sistema educativo português.

Para mais informações acerca do IB e respetivos programas, visitar www.ibo.org

A denominação da instituição presta homenagem à sua fundadora, Bernardette de Jesus Romeira, olhanense, professora e impulsionadora da Educação nos concelhos de Olhão e S. Brás de Alportel. Conjuntamente com o seu marido, o maestro José Belchior Viegas, iniciou o seu projecto de ensino em 1949 no Externato Dr. João Lúcio, em Olhão o princípio de um longo percurso profissional e pessoal ao serviço da comunidade e principalmente ao serviço da educação, posteriormente extensível ao Externato de S. Brás de Alportel (1957), ao Colégio Algarve (anos 70), em Faro, e ao Colégio Internacional de Vilamoura (anos 80).

Em Setembro de 2001, com 83 anos de idade, e quando o propósito de ensinar parecia estar concluído, fundou o Colégio Bernardette Romeira, legando aos seus descendentes o compromisso de continuar a desenvolver o seu projecto de ensino, com o objecto último de proporcionar à comunidade um serviço de educação de excelência, baseado em princípios conceptuais do ideário a servir, Educar para a Liberdade e Autonomia.

*Somente escolas autorizadas pela International Baccalaureate Organization podem oferecer quaisquer dos quatro programas académicos: Primary Years Programme (PYP); Middle Years Programme (MYP); Diploma Programme ou o IB-Career-related Certificate (IBCC). O estatuto de escola candidata não garante a atribuição de autorização.

**Missão do IB
O International Baccalaureate visa desenvolver jovens curiosos, conhecedores e responsáveis que contribuam para criar um mundo melhor e mais justo, através do entendimento e respeito intercultural. Com este objetivo a organização trabalha com as escolas, governos e outras organizações internacionais, para desenvolver programas de educação internacional que sejam desafiadores, acompanhados de uma rigorosa avaliação. Estes programas motivam os alunos a serem activos, reflexivos e aprendentes ao longo da vida e que reconhecem e aceitam a diversidade.

A Diretora,

Maria Margarida Belchior