HOME > O COLÉGIO > PROJETO EDUCATIVO
PROJETO EDUCATIVO

FILOSOFIA

«O Mundo (ainda) sou EU que o Faço» surgiu da necessidade de trabalhar, com todos os elementos da Comunidade Educativa, competências que, entre outras, lhes permitam perceber que as escolhas que fazemos influenciam, e de que maneira, a nossa vida futura e o mundo em que vivemos.

Cada aluno é um ser único, uma história pessoal, um corpo onde se entrecruzam tecidos materiais e sociais, dotado de sensibilidade e criatividade. Neste contexto, valorizamos, não apenas os seus resultados, mas reconhecemos o seu esforço, o trabalho disciplinado e o progresso, inerentes à conquista de qualquer projeto, vetores indispensáveis à garantia da excelência pessoal, social e intelectual.

Pretendemos que os nossos alunos analisem, construam, formulem e avaliem raciocínios visando, não só a formulação de juízos, mas também a resolução de problemas de uma maneira coerente, de uma forma consciente, participada e orientada, tornando-se, cada vez mais, pessoas dotadas de pensamento crítico, excelência intelectual, emocionalmente e fisicamente saudáveis e capazes de agir conscientemente na sociedade.

Formulámos aquelas que são as três grandes áreas de intervenção orientadoras do processo educativo nesta escola:
  1. Cidadania: Sociedade e Valores
  2. Criatividade e Arte
  3. Desporto e Saúde

Valores e Finalidades do Projeto Educativo
  • Desenvolver, nas crianças e jovens, competências que garantam a descoberta e o desenvolvimento de interesses e aptidões, espírito crítico, criatividade e sensibilidade estética, promovendo a realização individual em harmonia com os valores da vida em sociedade;
  • Promover o gosto pela expressão artística, desenvolvendo o sentido da apreciação estética do mundo;
  • Promover e Desenvolver a capacidade para saber superar as contrariedades/dificuldades, incentivando à construção e estruturação de uma personalidade e emocionalidade positiva, (o aprender com os erros, fazer por/com prazer);
  • Desenvolver competências que permitam uma intervenção social de qualidade;
  • Aprender a viver plenamente a sua corporeidade, de forma lúdica, adquirindo hábitos e comportamentos de estilos de vida saudáveis tendo em vista a qualidade de vida, promoção e manutenção da saúde;
  • Aprender a conhecer-se e a perceber, de forma permanente e contínua, as suas limitações, na perspetiva de superá-las, e suas potencialidades, no sentido de desenvolvê-las, de maneira autónoma e responsável.

PEDAGOGIA

• Diferenciação pedagógica;
  • Interdisciplinaridade;
  • Trabalho cooperativo;
  • Gestão curricular, de modo a adaptar o currículo às situações e especificidades dos contextos e das situações reais;
  • O educador/professor como parceiro, animador, mediador e gestor de projetos, de processos e de situações de aprendizagem;
  • Estimulação nos alunos de competências não só cognitivas, mas também de desenvolvimento pessoal, relacional e social;
  • Envolvimento da Família e da Comunidade no processo educativo;
  • Valorização das aprendizagens e do desenvolvimento das competências essenciais, sejam elas do domínio cognitivo, psicomotor, ou psicoafectivo, isto é, valorização dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes/valores em todas as áreas dos saberes.

INCLUSÃO

A inclusão socioeducativa das crianças com necessidades especiais é ainda uma temática controversa, não no sentido filosófico de cariz universal, consagrada na Carta dos Direitos Humanos, mas sim nas suas práticas educativas, em que a criança e jovem com necessidades especiais encontram na inclusão o caminho para a exclusão.

No Colégio Bernardette Romeira a Inclusão é uma realidade transversal, alicerçada num Modelo de Intervenção Precoce (Pré-Escolar) e de práticas educativas inclusivas (Ensino Básico) orientadas para o currículo, por oposição a perspetivas centradas nas incapacidades ou nas dificuldades da criança.

A filosofia e prática inclusiva no colégio é o pêndulo regulador de uma ética coletiva, que representa um ato de natureza multidimensional, cultural, científica e de direito, que “respira” pela igualdade e diversidade dos direitos humanos na sua essência social e particular. Enquadra-se numa perspetiva sistémica, que enfatiza uma filosofia que se consubstancia na relevância das instituições de carácter sócio/educativo estabelecerem uma prática coerente e facilitadora que se fundamenta na sua própria essência – a inclusão de valores.

O CBR considera-se um fator protetor na inclusão de crianças e famílias com NEE, com ênfase em aspetos fulcrais: envolvimento da família e comunidade, trabalho em equipa (transdisciplinar), promoção da qualidade dos contextos educativos e formação/supervisão técnico–pedagógicas adequadas.

A inclusão no Colégio Bernardette Romeira exige obrigatoriamente um sentido único, consubstanciado em valores, profissionalismo e trabalho e nunca encarado como um objetivo secundário. É um facto de desenvolvimento, que espelha o dinamismo e a capacidade de adaptação de um Colégio de cariz educacional e social, com responsabilidades perante a comunidade.
Projeto Educativo Projeto Educativo Projeto Educativo Projeto Educativo