O Colégio Bernardette Romeira é credenciado pelo Programa IB?

O Colégio Bernardette Romeira é uma escola candidata* ao International Baccalaureate (IB) Primary Years Programme e está em processo de credenciamento como IB World School.

As IB World Schools compartilham uma filosofia comum - um compromisso de melhorar o ensino numa comunidade diversificada e inclusiva de estudantes, ao oferecer programas desafiadores e de alta qualidade de educação internacional que compartilham uma visão poderosa.**

*Somente as escolas autorizadas pelo International Baccalaureate podem oferecer qualquer um de seus quatro programas académicos: o Primary Years Programme (PYP), o Middle Years programme (MYP), o Diploma Programme ou o IB Career-related Certificate (IBCC). O status de candidato não garante que a autorização será concedida.

** Missão do IB
O Bacharelado Internacional tem como objetivo desenvolver jovens indagadores, conhecedores e atenciosos que ajudem a criar um mundo melhor e mais pacífico através da compreensão e respeito interculturais. Para esse fim, a organização trabalha com escolas, governos e organizações internacionais para desenvolver programas desafiadores de educação internacional e avaliação rigorosa. Esses programas incentivam estudantes de todo o mundo a se tornarem alunos ativos, compassivos e ao longo da vida que entendem que outras pessoas, com as suas diferenças, também podem estar certas.

Os alunos usam uniforme?

É obrigatório o uso de t-shirt, polo e sweat de acordo com os modelos aprovados no Colégio. As calças, calções e saias, são de aquisição livre, desde que sejam em azul escuro. Os alunos devem usar uma camiseta ou camisa polo da escola, que pode ser adquirida na secretaria da escola.
Nas atividades de educação física é obrigatório o uso de equipamento de acordo com o modelo aprovado pelo Colégio, constituído por fato de treino e/ou calção azul-escuro e T-shirt branca. Para utilização do pavilhão, os alunos deverão usar sabrinas e/ou sapatilhas limpas (que ficam guardadas na arrecadação). Todas as peças de vestuário devem ser sempre identificadas com o nome do aluno.

O CBR oferece instalações para internato?

O CBR é uma escola diurna, portanto os alunos frequentantes vivem com os pais/Encarregados de Educação.

Qual é o ano escolar praticado?

O CBR pratica o ano escolar regular: começa na primeira semana de setembro e termina no final de junho. Clique aqui para ver o calendário completo.

Normalmente, quanto tempo dura um dia escolar?

A escola começa às 9:00 e termina às 16:00.

A escola oferece atividades extra-curriculares?

A CBR oferece uma ampla variedade de atividades extra-curriculares e ocupação dos tempos livres. As atividades são oferecidas a todos os alunos desde os 2 anos de idade (4/5) até a 9ª série; eles começam após um lanche da tarde e recesso às 16:30 e funcionam aproximadamente por uma hora até às 17:30.

Quais idiomas são ensinados no CBR?

Pré-Escolar e Ensino Primário - a CBR oferece modalidades de ensino em português e em inglês; em cada modalidade, os alunos aprendem português ou inglês e estudam a outra como segunda língua.

Ensino Básico - do 6º ao 9º ano, o português é o idioma da instrução e é oferecido um terceiro idioma: espanhol, francês ou alemão.

O CBR aceita alunos durante o ano letivo?

Se e quando houver espaço disponível.

A escola oferece serviço de transporte em autocarro escolar?

O serviço de autocarro está disponível para todos os estudantes, por um valor extra.

A escola oferece serviço de almoço e lanches?

No CBR, o serviço de almoço está disponível por um valor extra na propina mensal. O serviço ocasional de almoço também pode ser adquirido diariamente. Como alternativa, os alunos que moram nas proximidades da escola podem almoçar em casa. Consulte aqui as opções de menu disponíveis.

Temos ainda o Café CBR disponível para todos os alunos. O pagamento é feito por cartão escolar ou dinheiro.

Os lanches da manhã/tarde são fornecidos pelas famílias.