O Colégio Bernardette Romeira é um estabelecimento de ensino privado da tipologia escolar escola básica integrada do 1º, 2º e 3º Ciclos com Jardim de Infância, funcionando em instalações construídas para o efeito e as quais cumprem todas as exigências programáticas, construtivas e técnicas da tipologia a servir, de acordo com a legislação em vigor.

A estrutura curricular e pedagógica está de acordo com as orientações emanadas pelo Ministério da Educação e do Projecto Educativo em vigor, funcionando em regime de paralelismo pedagógico, tutelado pelo Ministério da Educação.

A denominação da instituição presta homenagem à sua fundadora, Bernardette de Jesus Romeira, olhanense, professora e impulsionadora da Educação nos concelhos de Olhão, e S. Brás de Alportel. Conjuntamente com o seu marido, o maestro José Belchior Viegas, iniciou o seu projecto de ensino em 1949 no Externato Dr. João Lúcio, em Olhão [o princípio de um longo percurso profissional e pessoal ao serviço da comunidade e principalmente ao serviço da educação], posteriormente extensível ao Externato de S. Brás de Alportel (1957), ao Colégio Algarve (anos 70), em Faro, e ao Colégio Internacional de Vilamoura (anos 80).

Em Setembro de 2001, com 83 anos de idade, e quando o propósito de ensinar parecia estar concluído, fundou o Colégio Bernardette Romeira, legando aos seus descendentes o compromisso de continuar a desenvolver o seu projecto de ensino, com o objecto último de proporcionar à comunidade um serviço de educação de excelência, baseado em princípios conceptuais do ideário a servir, Educar para a Liberdade e Autonomia.


A Diretora