O Colégio localiza-se na área de expansão urbana de Olhão, nas proximidades da E.N.125 e numa área com forte densidade de instalações escolares e sociais (piscinas municipais, estádio municipal, centro de saúde, pavilhão gimnodesportivo e diversas escolas básicas de 1º, 2º e 3º ciclos).

Usufruindo de bons acessos da via pública, o edifício ocupa o interior de um grande quarteirão com edificações em todas as suas frentes, o que lhe confere uma localização de segurança rodoviária e ambiental.

Subjacente à filosofia conceptual das instalações, foram premissas importantes a ter em conta na criação dos espaços a maximização da iluminação natural, completada por estratégias de iluminação artificial controlada, o conforto ambiental (térmico e acústico), a usufruição do espaço exterior envolvente do edifício a partir de todo o interior das instalações, a diferenciação dos espaços específicos de ensino dos ciclos do Jardim de Infância e 1º Ciclo dos espaços afectos aos 2º e 3º ciclos, a polivalência e fácil acesso aos espaços comuns por todos os utentes da comunidade educativa, a eliminação de barreiras arquitectónicas e a existência de espaços exteriores, de usufruição lúdico - pedagógica diversificada.

Houve ainda, um claro empenho por uma construção sustentável, com a integração de medidas que vão desde a arquitectura bioclimática, eficiência energética, sistemas de redução de consumo de água, aquecimento de águas quentes por painéis solares térmicos e materiais mais ecológicos, tendo-se obtido uma classificação energética A+  nos sistemas de certificação de construção sustentável existente no mercado.

É de referir que a população escolar do Colégio não corresponde somente à sua localização geográfica, mas integra elementos provenientes do concelho de Olhão e de alguns concelhos limítrofes como Faro, Tavira, S. Brás de Alportel e Vila Real de Sto. António e recente expansão aos concelhos de Loulé e Albufeira, sendo também de referir uma crescente procura deste estabelecimento de ensino, por parte da comunidade estrangeira residente no Algarve.

Colégio Bernardette Romeira

Colégio Bernardette Romeira. (Foto de Eliseu)

Papaletras do CBR

Papaletras. (Foto de Eliseu)