O Colégio Bernardette Romeira e a KSI Algarve, atentos aos temas fraturantes da atualidade escolar, organizou "Dias de Reflexão / Reflection Days" para pais e alunos, com a dinamização de diversas atividades e ações de sensibilização sobre Bullying, Violência no Namoro e Cyberbullying que tiveram o seu culminar no dia 24 de fevereiro, Dia Internacional Contra o Bullying.

Estes dias foram ricos de diversidade para todos os níveis de ensino, do Pré-Escolar ao 3º Ciclo.
As salas do Pré-Escolar assistiram a um momento de hora do conto com a história “Como vencer um troll”, dinamizada por Iolanda do Ó, técnica da Biblioteca Municipal de Olhão, em conjunto com os agentes Filipe José, Paulo Gago e da agente Lina, em que predominou a cumplicidade entre os intervenientes.

Iolanda do Ó

No 1º Ciclo, os alunos escutaram a história “Baltazar aprende a lição, vocacionada para a temática do bullying, inserida no projeto de sensibilização da PSP - "EU FAÇO COMO DIZ O FALCO". Para apresentar este projeto esteve novamente a técnica Iolanda do Ó e a agente Lina. No final, os alunos tiveram a possibilidade de esclarecer várias dúvidas sobre a temática em questão, interagindo sempre de forma bastante participativa.

O Baltazar aprende a lição

Os alunos do 2º e 3º Ciclos assistiram a palestras. O 2º Ciclo sobre Bullying, dinamizada por Ilda Gonçalves da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e o 3º Ciclo assistiu à apresentação “No namoro não há guerra”, sobre a temática da violência no namoro, dinamizada pelo agente Filipe José (PSP de Olhão), com a colaboração do agente Jorge Romeira e da agente Lina.

APAV no CBR

Para finalizar estes dias de reflexão, realizou-se a Palestra “Cyberbullying”, orientada por Júlia Cardoso (APAV), com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para os perigos da violência online.

APAV no CBR - Cyberbullying

O resultado de todas estas ações de sensibilização está exposto na zona do Papaletras, onde pinturas e múltiplas mãos de papel, simbolicamente representam um manifesto para cessação do Bullying e outro tipo de violências.

O Colégio agradece a colaboração de todos os intervenientes que contribuíram para a sensibilização destas temáticas, nestes dias de reflexão: APAV, PSP de Olhão e Biblioteca Municipal de Olhão.