HOME > NOTÍCIAS > AULA DE CAMPO NA PAISAGEM PROTEGIDA LOCAL DA FONTE BENÉMOLA
AULA DE CAMPO NA PAISAGEM PROTEGIDA LOCAL DA FONTE BENÉMOLA
• 23 de janeiro de 2020 | Loulé
A escola enquanto tubo de ensaio da sociedade deve possibilitar aos alunos, situações de aprendizagem que restabeleçam a ligação com a natureza e o seu usufruto de forma sustentável. Ser um cidadão do Mundo é ter presente que as nossas economias e sociedades estão indissoluvelmente ligadas ao planeta, aos ecossistemas e aos bens e serviços que nos proporcionam, tais como um clima estável, alimentação e água potável.

Diante dos problemas criados pela conversão de áreas naturais para diferentes usos, a utilização de índices de integridade ambiental tem sido uma importante ferramenta para avaliar de forma eficaz e rápida a qualidade dos ambientes.

Nem sempre é fácil para um estudante a utilização de ferramentas que avaliem os índices de integridade dos ecossistemas. Pensando nesse problema, uma equipa do ECOREACH do Centro de Ciências do Mar (CCMAR)/Universidade do Algarve (UAlg) desenvolveu uma aplicação (APP) que permite, de modo intuitivo, avaliar o grau de preservação/alteração de ribeiras do Algarve.

Nos dias 22 e 23 de janeiro a turma do oitavo ano participou com os investigadores José Max e Marcos numa palestra sobre "Ecologia e conservação de ribeiras", seguida de uma saída de campo à Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola – Loulé para teste da ferramenta app, em conjunto com os alunos do oitavo ano da EB 2, 3 João da Rosa. Nesta atividade, improvisámos ainda um laboratório ao ar livre para observação de bioindicadores da qualidade da ribeira.

Com esta atividade, terminámos o semestre da melhor maneira: a promover a sustentabilidade e a proteção do planeta junto dos nossos alunos.
Aula de Campo na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola