facebook icon youtube icon
image image image image image image image image image
CANDIDATURAS
PLATAFORMAS
FAQ'S
NEWSLETTER
CÓDIGO DE
CONDUTA
ENTIDADES
ACREDITADORAS
EMENTA
INFORMAÇÃO
ESCOLAR
NOTÍCIAS
HOME > NOTÍCIAS > AULA DE CAMPO NA PAISAGEM PROTEGIDA LOCAL DA FONTE BENÉMOLA
<
AULA DE CAMPO NA PAISAGEM PROTEGIDA LOCAL DA FONTE BENÉMOLA
• 23 de janeiro de 2020 | Loulé
A escola enquanto tubo de ensaio da sociedade deve possibilitar aos alunos, situações de aprendizagem que restabeleçam a ligação com a natureza e o seu usufruto de forma sustentável. Ser um cidadão do Mundo é ter presente que as nossas economias e sociedades estão indissoluvelmente ligadas ao planeta, aos ecossistemas e aos bens e serviços que nos proporcionam, tais como um clima estável, alimentação e água potável.

Diante dos problemas criados pela conversão de áreas naturais para diferentes usos, a utilização de índices de integridade ambiental tem sido uma importante ferramenta para avaliar de forma eficaz e rápida a qualidade dos ambientes.

Nem sempre é fácil para um estudante a utilização de ferramentas que avaliem os índices de integridade dos ecossistemas. Pensando nesse problema, uma equipa do ECOREACH do Centro de Ciências do Mar (CCMAR)/Universidade do Algarve (UAlg) desenvolveu uma aplicação (APP) que permite, de modo intuitivo, avaliar o grau de preservação/alteração de ribeiras do Algarve.

Nos dias 22 e 23 de janeiro a turma do oitavo ano participou com os investigadores José Max e Marcos numa palestra sobre "Ecologia e conservação de ribeiras", seguida de uma saída de campo à Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola – Loulé para teste da ferramenta app, em conjunto com os alunos do oitavo ano da EB 2, 3 João da Rosa. Nesta atividade, improvisámos ainda um laboratório ao ar livre para observação de bioindicadores da qualidade da ribeira.

Com esta atividade, terminámos o semestre da melhor maneira: a promover a sustentabilidade e a proteção do planeta junto dos nossos alunos.
Aula de Campo na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola
Aula de Campo na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola
Aula de Campo na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola