facebook icon youtube icon
image image image image image
CANDIDATURAS
PLATAFORMAS
FAQ'S
NEWSLETTER
CÓDIGO DE
CONDUTA
EMENTA
INFORMAÇÃO
ESCOLAR
NOTÍCIAS
HOME > OFERTA EDUCATIVA > CURRICULAR
<
CURRICULAR
PRÉ-ESCOLAR
O Programa de Pré-Escolar do Colégio Bernardette Romeira é baseado numa abordagem centrada na criança, onde as crianças desenvolvem as suas habilidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas em num ambiente lúdico. Os nossos jovens alunos experienciam um ambiente estimulante, onde a sua curiosidade desempenha um papel fundamental. O dia escolar oferece várias oportunidades de exploração e aprendizagem transdisciplinar durante o horário escolar com o professor principal, para além de aulas de Educação Física, Música e Teatro. O inglês é ensinado aos alunos da Secção Portuguesa como segunda língua. Os alunos da Secção Inglesa podem optar por se juntar a um programa de literacia portuguesa que os preparará para o Ensino Primário.
Pré-Escolar
Pré-Escolar
Pré-Escolar
1º CICLO
O programa do 1º Ciclo do Colégio Bernardette Romeira desenvolve a curiosidade natural das crianças e habilidades essenciais de aprendizagem por meio de um programa holístico e transdisciplinar alinhado com o currículo nacional português. A abordagem de ensino e aprendizagem promovida no Colégio visa desenvolver nos nossos jovens alunos atributos como a independência, mente aberta e cooperação, que lhes permitirão prosperar numa comunidade global em constante mudança. O nosso currículo garante que os alunos fiquem capacitados com o pensamento conceitual e crítico, a reflexão sobre a sua própria aprendizagem e a capacidade de fazer conexões interpessoais.

O nosso programa promove o desenvolvimento de habilidades matemáticas e de linguagem, bem como ciências e estudos sociais, por meio de experiências de aprendizagem envolventes. O Colégio Bernardette Romeira orgulha-se em oferecer uma base sólida de artes por meio de aulas semanais de Teatro e Música, além de desenvolver as habilidades tecnológicas de nossos alunos por meio de uma combinação do curso de Robótica e Programação chamado Probótica. A aprendizagem também é aprimorada ao longo do ano por meio de atividades integradas na escola e visitas de estudo no nosso ambiente local de Olhão e Faro. O nosso programa de ensino básico possui uma secção em português e em inglês, onde o idioma da instrução é o português ou o inglês, respectivamente. Aprender os dois idiomas é de suma importância e aulas de português ou inglês como segundo idioma são ensinadas diariamente nas duas secções.
1º Ciclo
1º Ciclo
1º Ciclo
2º CICLO
No 2º Ciclo do Colégio Bernardette Romeira, as disciplinas são ensinadas em áreas distintas, com exploração e aprendizagem interdisciplinares além da sala de aula entrelaçados no ano escolar, sempre que possível. Os alunos têm aulas de artes e música, assim como outras áreas de enriquecimento artístico, social e cultural.

Todos os alunos estudam duas línguas de acordo com seus níveis e preferências e seguem o currículo nacional português. A língua da instrução nos anos intermediários é o português.

Do 6º ao 9º ano, o português é o idioma da instrução e é oferecido, além do inglês como segunda língua, um terceiro idioma: espanhol, francês ou alemão.
2º Ciclo
2º Ciclo
2º Ciclo
3º CICLO
No 3º Ciclo, os alunos são preparados para ingressar nas próximas fases da sua vida académica e pessoal. Além de serem munidos do currículo educativo regular, com apoio especializado mediante as necessidades de cada aluno, e das atividades extra-curriculares de enriquecimento intelectual, os alunos são apoiados com a articulação com a Escola Secundária, de modo a auxiliar a sua transição para a próxima fase de ensino.

Do 6º ao 9º ano, o português é o idioma da instrução e é oferecido, além do inglês como segunda língua, um terceiro idioma: espanhol, francês ou alemão.
3º Ciclo
3º Ciclo
3º Ciclo
AVALIAÇÃO EXTERNA E INTERNA

Avaliação no Pré-Escolar

A avaliação nos primeiros anos concentra-se especificamente no desenvolvimento social, emocional e físico de nossos alunos. Os professores em sala de aula enviam regularmente feedback para casa sobre a aprendizagem e o progresso dos alunos, e os pais recebem relatórios formais no final de cada período. Realizamos três reuniões formais de encarregados de educação e professores ao longo do ano, projetadas para fornecer aos pais informações sobre o progresso, desenvolvimento e necessidades do aluno. Os encarregados de educação são incentivados a marcar reuniões informais sempre que houver necessidade. No final do ano letivo, realizamos reuniões conduzidas por alunos (aluno-pai-professor) para celebrar a jornada de aprendizagem do aluno ao longo do ano.

Avaliação e relatórios no Ensino Primário

Avaliação - O Programa do CBR oferece um rigoroso programa académico, a fim de preparar os alunos que desejam seguir o ensino superior em Portugal ou no mundo. Acreditamos que a avaliação é parte integrante do ensino e da aprendizagem e atua como uma base sobre a qual basear o planeamento e a prática. A avaliação é essencial para orientar alunos, pais e professores no processo de aprendizagem. Além de avaliar o esforço e o desempenho dos alunos nas diferentes disciplinas, avaliamos o comportamento e os hábitos de trabalho para nos permitir, como comunidade de aprendizagem e ensino, focar nas áreas de desenvolvimento pessoal para que os alunos prosperem social, emocional e academicamente.

Relatórios - os professores enviam regularmente feedback para casa sobre a aprendizagem e o progresso dos alunos. Os encarregados de educação recebem relatórios formais ao final de cada período. Realizamos três reuniões formais de encarregados de educação e professores ao longo do ano, projetadas para fornecer aos pais informações sobre o progresso, desenvolvimento e necessidades do aluno. Os encarregados de educação são incentivados a marcar reuniões informais sempre que houver necessidade. No final do ano letivo, realizamos reuniões conduzidas por alunos (pais-alunos) para celebrar a jornada de aprendizagem do aluno ao longo do ano. Esta experiência incentiva os alunos a tomar consciência de suas próprias responsabilidades pessoais pela sua educação, além de proporcionar uma oportunidade para que eles desenvolvam suas habilidades de comunicação organizacional e oral.

Avaliação e relatórios no Ensino Básico

A avaliação e a elaboração de relatórios no ensino básico oferecem um rigoroso programa académico para preparar os alunos que planejam seguir um ensino superior em faculdades e universidades em Portugal e em todo o mundo. Acreditamos que a avaliação é parte integrante do ensino e da aprendizagem e atua como base para basear nossa compreensão do progresso do aluno. As avaliações acontecem regularmente em cada disciplina e preparam os alunos para as realizações anuais, bem como para os exames nacionais de 2.º e 3.º ciclos.

Relatórios - os encarregados de educação recebem relatórios formais no final de cada período, após o qual são convidados para reuniões de encarregados de educação e professores projetados para informar os pais sobre o progresso, desenvolvimento e necessidade do aluno. Os pais também são incentivados a marcar reuniões informais sempre que houver necessidade. A avaliação, os relatórios e os exames seguem os requisitos nacionais de português e ocorrem em português. São feitas exceções para falantes não-nativos.
Avaliação Externa e Interna
Avaliação Externa e Interna
Avaliação Externa e Interna