HOME > NOTÍCIAS > WANGHAO ZHU, ALUNO CBR, ALCANÇA MEDALHA DE OURO NAS XXXIV OLIMPÍADAS PORTUGUESAS DE MATEMÁTICA
• 20 de março de 2016 | Lisboa
Wanghao Zhu, aluno do 9.º Ano do Colégio Bernardette Romeira, alcançou, no passado dia 20 de março, o 1.º lugar na categoria A nas XXXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática 2015/2016. Esta competição, que decorreu na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, reuniu os 30 melhores alunos nacionais de cada categoria.

Entrevista ao aluno Wanghao Zhu

Como surgiu o teu interesse pela matemática?
O meu interesse pela matemática começou no 2.º Ano, quando estudava em Ningbo (China). A minha professora Wu reparou que tinha facilidade nesta área e ofereceu-me um livro de problemas de matemática para resolver. Desde aí, o meu interesse pela matemática cresceu gradualmente.

Mais tarde, no 4.º Ano, fui convidado pela professora Mao a ingressar numa disciplina extracurricular dedicada às Olimpíadas da Matemática, onde obtive bastante sucesso, tendo ganho alguns concursos.

Ficaste surpreendido por teres sido apurado para a fase final das Olimpíadas Portuguesas da Matemática (OPM) 2015/2016?
Sim, fiquei bastante surpreendido porque a prova da 2.ª fase não me correu bem e por isso não esperava ser apurado para a fase final. Mas quando, na manhã de 19 de fevereiro, recebi um e-mail da organização das Olimpíadas Portuguesas da Matemática a dar- me as felicitações por ter sido apurado para a fase nacional, fiquei muito contente. Foi uma das melhores notícias da minha vida!

Como te preparaste para a fase final das OPM?
As professoras de matemática, Ana Rodrigues e Carmo Coelho, ajudaram-me bastante, fornecendo provas de anos anteriores e esclarecendo algumas dúvidas. Na internet descobri alguns livros com vários exercícios. Infelizmente, não me preparei como desejaria, por ter tido um final de período bastante cansativo, com testes, trabalhos e apresentações.

Conta-nos como foi a tua experiência em Lisboa, na fase final deste concurso.
Foi uma experiência inesquecível e muito enriquecedora. Esta viagem permitiu abrir-me novos horizontes. Quando parti de Olhão para Lisboa, sentia-me um pouco inseguro, mas assim que cheguei à Gare do Oriente e reuni-me com todos os participantes das Olimpíadas Portuguesas da Matemática, fiquei ainda mais inseguro.

Na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, onde decorreram as provas, senti-me um pouco perdido, não conhecia ninguém. O primeiro dia não correu muito bem. Fiquei desiludido comigo mesmo, mas decidi que no 2.º dia seria diferente. E assim aconteceu. Consegui encontrar a solução para todos os problemas e fiquei mais otimista quanto ao meu desempenho. Na cerimónia de encerramento, apesar do meu nervosismo, sentia que tudo o que tinha feito permitir-me-ia obter uma medalha. Contudo, quando anunciaram que tinha obtido a medalha de ouro, na Categoria A, não consegui controlar as emoções de tão feliz que estava.

O que ganhaste com este prémio?
Para além da medalha de ouro, sinto que neste três dias, a minha paixão pela matemática aprofundou-se. Sei que o meu futuro estará ligado à matemática.  Aprendi que o importante é nós fazermos o que gostamos e que isso nos levará ao sucesso.

Outro prémio bastante aliciante é a oportunidade de participar nos estágios Delfos, dinamizados pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde irei preparar-me para outras competições, nomeadamente a fase de seleção para as Olimpíadas Internacionais que se irão realizar em julho, em Hong Kong.

O que são as Olimpíadas Portuguesas da Matemática?

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de problemas de Matemática, dirigido aos estudantes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e também aos que frequentam o ensino secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática.
Os problemas propostos neste concurso fazem sobretudo apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes. São fatores importantes na determinação das classificações o rigor lógico, a clareza da exposição e a elegância da resolução. As OPM não têm como objetivo fundamental testar a quantidade de conhecimentos acumulados.

As OPM decorrem em três fases:

uma primeira eliminatória, que se realiza em todas as escolas que manifestem a intenção de participar, sendo a participação aberta a todos os alunos;
uma segunda eliminatória, que funciona como uma final regional, que decorre em algumas escolas do país e para a qual são seleccionados alguns alunos, de acordo com o regulamento das OPM;
uma Final Nacional, que decorre numa escola convidada para organizar esta etapa das Olimpíadas; participam 30 alunos de cada uma das categorias, seleccionados de acordo com o regulamento das OPM.

Mais informações:
Wanghao Zhu, aluno CBR, alcança medalha de ouro nas XXXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática