HOME > NOTÍCIAS > DAC DESPORTO E SAÚDE :: ALUNOS DO NONO ANO EXPLORAM OS PROBLEMAS DO AÇÚCAR
DAC DESPORTO E SAÚDE :: ALUNOS DO NONO ANO EXPLORAM OS PROBLEMAS DO AÇÚCAR
• 28 de julho de 2020 | Olhão
Com o Domínio de Autonomia Curricular (DAC) Desporto e Saúde pretendeu-se promover estilos de vida saudável e elevar o nível de literacia para a saúde da comunidade educativa, bem como incentivar a prática desportiva regular como medida preventiva ao sedentarismo e à obesidade infantil/juvenil. O projeto envolveu os alunos das turmas de nono ano, coordenados pelos docentes de Educação Física e Ciências Naturais.

Numa primeira fase os alunos selecionaram produtos alimentares e procederam à análise de rótulos para contabilização do açúcar presente nos mesmos, com base na regra do semáforo para descodificação dos rótulos da DGS. A escolha dos produtos a analisar teve por base hábitos de consumo dos próprios alunos, dos colegas e irmãos mais novos, mas também foram admitidas sugestões de professores com filhos em idade escolar. Para comunicar os resultados obtidos, os alunos produziram cartazes de sensibilização apelando ao consumo responsável dos produtos.

Em fase posterior, os alunos fizeram tratamento e análise de dados relativos ao teste do FitnessGram e elaboraram posters científicos para comunicação dos resultados, mobilizando aprendizagens do Português, da Matemática e das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Ainda no âmbito do DAC Desporto e Saúde os alunos fizeram formação em Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida em colaboração com a Equipa de Saúde Escolar Do Centro de Saúde de Olhão, organizaram e operacionalizaram as atividades do Dia do Desporto para os alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

Importa salientar que devido às medidas de contingência decretadas pelo Governo no âmbito da pandemia COVID-19, a fase de comunicação do projeto interdisciplinar Desporto e Saúde foi desenvolvida em EAD. Em pequenos grupos de videoconferência, utilizando a Plataforma Teams, revelaram capacidade de trabalho colaborativo e espírito de entreajuda, o que se revelou num produto final de excelente qualidade científica e gráfica.

Os alunos estão de parabéns por todo o trabalho desenvolvido mas sobretudo pela capacidade de adaptação e resiliência demonstradas na conclusão do projeto.

Os professores deixam votos de muito sucesso nas próximas etapas desta grande jornada que é o conhecimento.

Consulte aqui todos os trabalhos realizados pelos estudantes.
DAC Desporto e Saúde :: Alunos do nono ano exploram os problemas do açúcar