HOME > O COLÉGIO > INSTALAÇÕES
INSTALAÇÕES
O Colégio localiza-se na área de expansão urbana de Olhão, nas proximidades da E.N.125 e numa área com forte densidade de instalações escolares e sociais (piscinas municipais, estádio municipal, centro de saúde, pavilhão gimnodesportivo e diversas escolas básicas de 1º, 2º e 3º ciclos).

Usufruindo de bons acessos da via pública, o edifício ocupa o interior de um grande quarteirão com edificações em todas as suas frentes, o que lhe confere uma localização de segurança rodoviária e ambiental.

Subjacente à filosofia conceptual das instalações, foram premissas importantes a ter em conta na criação dos espaços a maximização da iluminação natural, completada por estratégias de iluminação artificial controlada, o conforto ambiental (térmico e acústico), a usufruição do espaço exterior envolvente do edifício a partir de todo o interior das instalações, a diferenciação dos espaços específicos de ensino dos ciclos do Jardim de Infância e 1º Ciclo dos espaços afetos aos 2º e 3º ciclos, a polivalência e fácil acesso aos espaços comuns por todos os utentes da comunidade educativa, a eliminação de barreiras arquitetónicas e a existência de espaços exteriores, de usufruição lúdico - pedagógica diversificada.

Houve ainda, um claro empenho por uma construção sustentável, com a integração de medidas que vão desde a arquitetura bioclimática, eficiência energética, sistemas de redução de consumo de água, aquecimento de águas quentes por painéis solares térmicos e materiais mais ecológicos, tendo-se obtido uma classificação energética A+ nos sistemas de certificação de construção sustentável existente no mercado.