Consulte aqui o Projeto Educativo completo em vigor
FILOSOFIA
Ser Cidadão do Mundo é um Projeto Educativo que pretende educar uma comunidade de cidadão globais providenciando-lhe oportunidades para atingirem todo o seu potencial e inspirá-los a fazer a diferença positiva num mundo em mudança. O CBR, como estabelecimento de educação, tem como missão cultivar o intelecto, a paixão e imaginação dos nossos alunos, ajudando-os a desenvolver o gosto pela aprendizagem de forma que se envolvam de forma produtiva e criativa como cidadãos globais que valorizam e respeitam a diversidade. Para suportar o cumprimento da missão foram identificados os seguintes atributos do aluno:
- Confiante
- Responsável
- Reflexivo
- Inovador
- Envolvido
VALORES
Os valores do CBR são intrínsecos à ação educativa e baseados nos valores do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória:
- Conhecimento: cultura de conhecimento, curiosidade científica e filosófica, trabalho, rigor metodológico e responsabilidade pela aprendizagem;
- Cidadania e participação: participação ativa na comunidade educativa, guiada pelos valores do diálogo, transparência, cooperação, solidariedade, eficiência e responsabilidade.
- Inclusão: criação de oportunidades de diferenciação para o sucesso escolar, assim como igualdade de género;
- Qualidade educativa: promoção de uma cultura de qualidade e excelência ao nível educativo e organizacional.
OPÇÕES A NÍVEL PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO
- Valorização e promoção do trabalho cooperativo (o professor como parceiro, animador e mediador de projetos, de processos e de situações de aprendizagem);
- Gerência do currículo no sentido de o adaptar às situações e especificidades dos contextos e das situações reais, intervenção multinível, assim como dos Planos de Estudos diferenciados (Portugueses e Internacionais de Língua Inglesa);
- Estimulação nos alunos de competências não só cognitivas, mas também de desenvolvimento pessoal, relacional e social, através do trabalho interdisciplinar e da dinamização do trabalho de investigação e projeto;
- Envolvimento da Família e da Comunidade no processo educativo;
- Valorização das aprendizagens sejam elas do domínio cognitivo, psicomotor, ou psicoafectivo, isto é, valorização dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes/valores em todas as áreas dos saberes;