HOME > O COLÉGIO > BOAS VINDAS
BOAS VINDAS
Bem-vindo ao Colégio Bernardette Romeira

Localizado no coração de Olhão, uma das cidades mais emblemáticas e históricas do Algarve, o CBR é uma experiência de ensino única, diferenciada e inclusiva. Trabalhamos continuamente para que os nossos alunos tenham acesso ao estado da arte em pedagogia e educação, e munimo-los das ferramentas necessárias para serem indivíduos informados, conscientes e compassivos.

O Colégio Bernardette Romeira adota uma abordagem transdisciplinar nos seus métodos de ensino. Acreditamos que a Arte, o Desporto e a Tecnologia são partes fulcrais da vida de um cidadão ativo do séc. XXI, pelo que estes complementam os seus estudos académicos como parte integrante do currículo.

O sucesso pessoal, académico, social e profissional dos nossos alunos é o nosso principal objetivo e maior motivo de orgulho. Para a nossa Equipa Educativa, cada aluno é um indivíduo único, com talentos e aptidões por descobrir, capaz de atingir a excelência.

Os nossos Projetos Educativos

«O Mundo (ainda) sou EU que o Faço» vem no seguimento de anteriores Projetos Educativos incrementados por este estabelecimento de ensino, e após o desenvolvimento de competências que permitiram aos elementos da comunidade educativa uma relação mais estreita com a aprendizagem «com alegria, com participação e atuação, e principalmente com espírito crítico» (in Projeto Educativo «Gostar da Escola»).

Seguiu-se um projeto educativo temporalmente alargado - «O Mundo sou EU que o Faço» – que surgiu da necessidade de trabalhar, com todos os elementos da Comunidade Educativa, competências que, entre outras, lhes permitissem perceber que as escolhas que fazemos influenciam, e de que maneira, a nossa vida futura e o mundo em que vivemos.

O colégio proporciona os planos de estudos dos 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico e Jardim de Infância, um ensino de qualidade na relação entre as aprendizagens académicas, artísticas, desportivas e tecnológicas, como suporte de um desenvolvimento integrado das crianças e jovens, alicerçado por sólidos referenciais éticos.

Colégio Bernardette Romeira é uma escola candidata* ao International Baccalaureate (IB) Primary Years Programme, com equivalência aos planos de estudos do Jardim de Infância e 1º Ciclo no Sistema Educativo Português. Esta escola está em processo de autorização para ser uma Escola Internacional IB, constituindo assim o início do projeto de Internacionalização do CBR.

As escolas IB partilham de uma filosofia comum - um compromisso em melhorar o ensino e a aprendizagem, numa comunidade inclusiva e diversificada de alunos, através de programas de educação internacionais, desafiantes e de alta qualidade que partilham uma forte e convincente visão.

**Os programas, estudos e diplomas dos cursos certificados pela International Baccalaureate Organization (IBO) são reconhecidos pelo Ministério da Educação, de acordo com a Portaria n.º 433/2005, de 19 de abril, sendo reconhecida a equivalência entre programas e estudos/ cursos do international baccalaureate (IB) de matriz portuguesa e o sistema educativo português.

Para mais informações acerca do IB e respetivos programas, visitar www.ibo.org

*Somente escolas autorizadas pela International Baccalaureate Organization podem oferecer quaisquer dos quatro programas académicos: Primary Years Programme (PYP); Middle Years Programme (MYP); Diploma Programme ou o IB-Career-related Certificate (IBCC). O estatuto de escola candidata não garante a atribuição de autorização.

**Missão do IB
O International Baccalaureate visa desenvolver jovens curiosos, conhecedores e responsáveis que contribuam para criar um mundo melhor e mais justo, através do entendimento e respeito intercultural. Com este objetivo a organização trabalha com as escolas, governos e outras organizações internacionais, para desenvolver programas de educação internacional que sejam desafiadores, acompanhados de uma rigorosa avaliação. Estes programas motivam os alunos a serem activos, reflexivos e aprendentes ao longo da vida e que reconhecem e aceitam a diversidade.